quinta-feira, 24 de março de 2011

O Behaviorismo Radical ou Skinneriano

            O Behaviorismo Radical consiste em uma filosofia da ciência, (filosofia da ciência, é um ramo da filosofia preocupado com os fundamentos de qualquer ciência) preocupada basicamente em definir os postulados, métodos e o objeto de estudo da psicologia. Aqui surge, então, a primeira divergência entre Skinner e Watson. Enquanto que para Watson, behaviorismo significava uma ciência do comportamento (visível pelos outros), para Skinner, behaviorismo radical não significa a ciência propriamente dita, mas o estudo (até a raiz, por isso o adjetivo radical, de origem latina) das questões filosóficas que sustentam essa mesma ciência. 

           Como uma filosofia da ciência, o behaviorismo radical adota uma causalidade Funcional ou Probabilística. Portanto, o equívoco tão frequentemente cometido, ao se afirmar que Skinner é um mecanicista, como Watson era, não se sustenta. O modelo funcional de causalidade é uma conseqüência direta das propostas do físico Ernest Mach, que considerava o conceito de Força, da física de Newton, algo um tanto metafísico. Seu novo modelo é talvez o único válido após o ataque de David Hume à noção de causalidade mecânica.

           O termo behaviorismo vem do inglês behavior (comportamento) e ilustra bem o objeto de estudo da vertente radical: o comportamento, entendido como a relação entre o indivíduo e seu ambiente físico, químico ou social. O "radical" do behaviorismo se deve ao fato de que as técnicas ali descritas não apelam para estados mentais como causa iniciadora do comportamento, mas os vê como estágio inicial do próprio comportamento. Com isso, adquire o status técnico de resposta emitida, e não de causa autônoma ou mental do comportamento, diferenciando-se, fundamentalmente, das outras correntes de pensamento dentro da psicologia. O behaviorismo radical também é conhecido como Skinneriano, pois foi B. F. Skinner quem desenvolveu sua teoria, com base em seus estudos de laboratório.

         Por ser uma ciência natural, a análise do comportamento procura entender a relação entre indivíduo/ambiente em termos de comportamentos, que podem ter sua probabilidade de emissão diminuída ou aumentada, conforme a história de condicionamento do indivíduo e a apresentação ou retirada de estímulos ambientais.


3 comentários: